Selecione a especialidade que procura:
ESPECIALIDADES

Cardiologia
O cardiologista veterinário é o profissional habilitado em diagnosticar e tratar doenças cardíacas em animais. Essa especialidade engloba áreas específicas, como clínica, pesquisa, cirurgia e diagnóstico.
Doenças mais comuns
-
Cardiomiopatia dilatada
-
Degeneração valvar crônica mitral
-
Hipertensão arterial sistêmica
-
Cardiomiopatia hipertrófica
-
Tromboembolismo
.png)
Dermatologia
O dermatologista veterinário é responsável pela saúde da pele dos pets. Isso inclui também os cuidados com outras áreas, como unhas e orelhas. Os deveres habituais de um dermatologista incluem avaliar o animal antes do tratamento, realizando uma inspeção completa.
Doenças mais comuns
-
Sarna
-
Micose
-
Piodermite
-
Dermatite alérgica
-
DAPE (dermatite alérgica à picada de ectoparasitas)
-
Alergias
-
Cistos
-
Fungos

Endocrinologia
A endoscopia veterinária é bastante eficaz no diagnóstico de doenças digestivas. É possível, durante o exame, realizar pequenos procedimentos cirúrgicos e recolher material para a investigação laboratorial (biópsia). Evita-se, assim, a necessidade de uma grande intervenção cirúrgica. No entanto, reforçamos que cada caso deve ser avaliado individualmente.
Com a endoscopia, também é possível identificar:
-
Doenças inflamatórias;
-
Úlceras;
-
Pólipos;
-
Neoplasias gástricas;
-
Qualquer modificação sofrida pelo organismo resultante de uma doença.
Doenças mais comuns
-
Diabetes insipidus
-
Diabetes Mellitus
-
Hiperlipidemia
-
Hipoglicemia
-
Hipertireoidismo
-
Hipotireoidismo
-
Hiperadrenocorticismo
-
Obesidade

Endoscopia
Há dois tipos de endoscopia em pets: a endoscopia digestiva alta, que avalia o esôfago, estômago e duodeno, e a endoscopia digestiva baixa, que avalia o reto, cólon, ceco e íleo terminal.
Doenças mais comuns
-
Gastrites
-
Úlceras
-
Helicobacter spp
-
Estenose esofágica
-
Doença inflamatória intestinal
-
Linfangectasia
-
Colites
-
Neoplasias (carcinoma, adenocarcinoma, linfoma, linfossarcoma)
-
Tumores benignos e pólipos

Gastroenterologia
Essa especialidade se refere ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo (boca, esôfago, estômago, intestino e ânus) e órgãos anexos (glândulas salivares, vesícula biliar, fígado e pâncreas).
Doenças mais comuns
-
Doença inflamatória intestinal
-
Colites
-
Gastrites
-
Pancreatites
-
Hepatopatias crônicas
-
Colecistite
-
Colangiohepatites
-
Insuficiência pancreática e megaesôfago

Hematologia
O hematologista veterinário atua no tratamento de doenças que afetam o sistema sanguíneo, dentre elas podemos destacar as anemias em geral (diminuição de hemácias no sangue), trombocitopenias (diminuição de plaquetas no sangue) e leucopenias (diminuição do número de leucócitos, as células de defesa).
Doenças mais comuns
-
Anemia hemolítica imunomediada
-
Trombocitopenia imunomediada (diminuição das plaquetas)
-
Pancitopenias (diminuição de todas as linhagens sanguíneas)
-
Policitemias, principalmente, a vera (aumento da série vermelha do sangue)

Neurologia
A neurologia veterinária é uma especialidade que trata os problemas relacionados ao sistema nervoso do animal. Tal sistema engloba não apenas os nervos do animal como também o cérebro e a medula espinhal, sendo eles responsáveis por enviar os comandos do cérebro ao músculo.
Quando ocorre alguma lesão é possível que o cão ou gato sofra com problemas neurológicos, tendo a sua movimentação dificultada. Mas é importante ressaltar que essa não é a única causa de problemas neurológicos, eles também podem ser ocasionados por inflamações, distúrbios metabólicos, problemas vasculares e outros.
Apesar de dificilmente esse sistema se regenerar, com o apoio de um neurologista veterinário a chance de sucesso aumenta.
Doenças mais comuns
-
Epilepsia
-
Espondilomielopatia cervical
-
Doenças infecciosas
-
Distúrbios causados por agentes físicos (traumas)
-
Neoplasias
-
Distúrbios metabólicos

Odontologia
É o profissional que cuida da saúde bucal dos animais principalmente através da prevenção de doenças periodontais. Estuda a anatomia, fisiologia, patologia e terapia para as afecções da cavidade oral dos animais.
Doenças mais comuns
-
Lesões endodônticas
-
Gengivite em cães
-
Doença Periodontal
-
Dentes de leite (decíduos) persistentes
-
Tumores

Oftalmologia
O oftalmologista para cães é o veterinário especializado em doenças oculares. Ele é o responsável por tratar patologias relacionadas à visão e realizar cirurgias e procedimentos para reverter cegueira canina, catarata, problemas de retina e outras condições.
Doenças mais comuns
-
Doenças do nervo óptico
-
Glaucoma
-
Descolamento de retina
-
Catarata
-
Degenerações neurológicas
-
Tumores e traumas

Oncologia
A oncologia veterinária é uma especialidade dedicada ao diagnóstico e tratamento dos diferentes tipos de câncer (neoplasias malignas) em cães e gatos. Apesar de haver uma série de fatores que possam desencadear o surgimento de tumores malignos, a maior parte dos casos o seu surgimento está ligado a:
-
Genética;
-
Idade avançada;
-
Diversos tipos de mutações sofridas;
-
Animais já debilitados por alguma outra patologia.
Doenças mais comuns
-
Câncer de pele e de tecido subcutâneo
-
Tumores mamários e neoplasias hematopoiéticas (do sangue)

Ortopedia
O ortopedista veterinário é um profissional que diagnostica e trata problemas ortopédicos, como luxações, fraturas e patologias referentes aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos pets. É importante levar em conta que os problemas de saúde mais comuns em cães e gatos envolvem patas quebradas ou luxações diversas.
Doenças mais comuns
-
Displasia Coxo-Femural
-
Artrose
-
Hérnia de Disco
-
Luxação de patela
-
Ruptura de ligamento cruzado cranial

Pneumologia
Além das doenças pulmonares em pets, ela trata também os problemas das vias aéreas superiores. Assim, abrange os cuidados desde as narinas, passando pela laringe, traqueia até o ramo final do pulmão.
Doenças mais comuns
-
Colapso de traqueia: Deformação nos anéis de cartilagem que formam a traquéia e que pode dificultar a passagem do ar para os pulmões
-
Bronquite crônica: Inflamação das vias aéreas menores do pulmão
-
Pneumonia
-
Tumores no tórax

Silvestres
A medicina de animais selvagens que inclui os animais exóticos e silvestres é uma especialidade da medicina veterinária que trata as aves, repteis, roedores, coelhos, primatas, furões, mini pigs e outros mamíferos exóticos.